Acesso ao Acervo

 

12 resultados encontrados.


Biblioteca Digital do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (BDMPEC)
Autor: Douglas Andrade
Descrição Geral: A BDMPEC permite a catalogação e a disponibilização de produtos gerados por egressos do programa de MPEC da UFOP com potencial para ser estendida e utilizada por outros programas de MP relativos ao ensino, devido à similaridade das características dos produtos educacionais confeccionados por esses programas.
1548 Acessos ao Produto
10349 Downloads da Dissertação

Aprendizagem baseada em projetos
Autor: Cínthia Luiz da Silva
Descrição Geral: Guia para o desenvolvimento de oficina para a formação continuada de professores, tendo como base as metodologias ativas dentro da perspectiva da Aprendizagem baseada em projetos (ABP)
1490 Acessos ao Produto
10220 Downloads da Dissertação

Curso Multiplicadores: formação continuada de professores
Autor: Larissa Layane Gomes
Descrição Geral: O objetivo é que o e-book sirva de inspiração para outros professores e educadores que gostariam de compreender um pouco sobre como se deu o processo de criação e desenvolvimento da metodologia do Curso Multiplicadores. O e-book possui linguagem acessível com formato interativo, apresentando uma narrativa que aproxima o leitor do conteúdo, a partir da personagem, a professora Lari. Ele está salvo em formato pdf, com fontes simples e de tamanho grande, o que permite que a leitura seja feita com facilidade em diferentes tipos de tela. Segundo a psicologia, cada cor transmite uma mensagem, todas as cores têm a capacidade de estimular nossos sentidos, impulsos e desejos, sejam eles satisfatórios ou não (FARINA; PEREZ, BASTOS, 2011). Além do apreço estético e harmônico, as cores presentes no material foram pensadas a partir da ideia em que elas transmitem. Sendo assim, a paleta de cores escolhida transita entre tons de amarelo, laranja e verde. A cor amarela, predominante no material, remete ao intelecto e a criatividade; a cor laranja, presente nos detalhes e no vestido da professora Lari simboliza extroversão e transmite confiança; já a cor verde está relacionada ao crescimento e a esperança. O e-book possui uma organização em 3 capítulos, sendo estes, apresentando a seguinte divisão: Capítulo 1: • Apresentação do conceito de neurociência • Discussão da questão “Por que estudar neurociência?” • Acesso ao podcast produzido apresentando a temática neurociência e educação para os leitores • Apresentação geral do Curso Multiplicadores Capítulo 2: • Estrutura do curso, organizada da seguinte forma em cada um dos módulos: • Apresentação do módulo • Objetivos da aula • Links dos recursos didáticos utilizados em cada uma das aulas Capítulo 3: • Depoimentos dos professores participantes a respeito do curso • Finalização • Agradecimentos A longo prazo espera-se que esse material sirva como referência para outros cursos de formação continuada e que inspirem professores a mudarem sua prática e compreender melhor os processos de ensino e aprendizagem.
1445 Acessos ao Produto
10179 Downloads da Dissertação

Curso de Formação continuada- Saberes sobre a Educação de Surdos: Uma discussão dos conceitos básicos e as práticas pedagógicas.
Autor: Lourainy Bianca Ferreira Felício
Descrição Geral: O produto consiste em um curso de formação continuada, na modalidade on-line, sobre a Educação de Surdos, direcionado para professores da educação básica que atuam nas disciplinas de Química, Física e Biologia.
1353 Acessos ao Produto
10022 Downloads da Dissertação

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Autor: Rosangela Bitencourt
Descrição Geral: Este material representa o produto educacional desenvolvido como parte dadissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Ensino deCiências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de umasequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar atemática ambiental envolvendo a Unidade de Conservação: Parque Estadual Serrado Brigadeiro (PESB). Na elaboração da Sequência Didática (SD), buscou-se contextualizar,problematizar e debater uma questão ambiental local, explorando os conceitosprevistos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), nas áreas de CiênciasHumanas e Ciências da Natureza, envolvendo diretamente as disciplinas de ciênciase geografia, mas também possibilitando a inclusão de ações realizadas por outrasdisciplinas do Currículo Escolar da Educação Básica. Destinado ao Ensino Fundamental, é um material que pode ser utilizado comorecurso interdisciplinar. Aqui serão sugeridas atividades relacionadas aos conteúdosde ciências e geografia, que podem ser adaptadas, uma vez que os temas relacionadosà Educação Ambiental são considerados transversais, segundo a Política Nacionalde Educação Ambiental (PNEA), proveniente da Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. A SD tem como objetivo apresentar atividades diversificadas que possamproporcionar aos estudantes o protagonismo na construção dos conhecimentos,relacionando o cotidiano vivenciado com ações para encontrarem e solucionarem osproblemas propostos.
1292 Acessos ao Produto
10212 Downloads da Dissertação

Programa de Mentoria Pedagógica
Autor: Bernardo Cária Pena
Descrição Geral: O produto educacional, desenvolvido no âmbito desta pesquisa, foi um programa de mentoria pedagógica, direcionado a um grupo de alunos, que vão prestar exames de seleção para cursos de alta concorrência, que já cursaram o pré-vestibular anteriormente e não obtiveram sucesso. O objetivo principal é criar uma ferramenta digital, que, controlada pelo mentor, ajude o mentorado a desenvolver habilidades e comportamentos de um estudante de alto rendimento, com métodos de estudos, organização de rotina, registro e análise de indicadores de desempenho, cronogramas e otimização de ações, que permitam potencializar os resultados. Foram feitos encontros quinzenais individuais e encontros mensais em grupo que, com a utilização da tecnologia como um apoio educacional, ajudaram o mentorado a saber em qual área focar, permitindo ao mentor orientá-lo a como aprender e estudar de forma objetiva e prática. O objetivo do trabalho foi preparar os mentorados para os exames de seleção, além do conteúdo programático, garantindo suporte nas áreas de gestão de tempo, estratégia, realização das provas e acompanhamento de rendimento nas matérias estudadas.
698 Acessos ao Produto
9946 Downloads da Dissertação

1
Autor: ABCD ROBERTO
Descrição Geral: 1
640 Acessos ao Produto
9650 Downloads da Dissertação

Discussões Pedagógicas INTERDISICPLINARIDADE: VAMOS CONSTRUI-LA? Uma Proposta Interdisciplinar construída a partir de um Tema Gerador.
Autor: Márcio Antônio da Silva
Descrição Geral: Este material coloca em pauta a discussão da interdisciplinaridade para professores. Trata-se de um estudo que faz parte de nossa dissertação do curso de mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro preto (UFOP). Sob a orientação do Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza (UFOP) e também da Prof. Dra. Suzana Santos Gomes (UFMG) pesquisamos uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais onde os pesquisados, professores e alunos, muito contribuíram para esta síntese. Com o título “A Construção da Interdisciplinaridade a partir da Realidade Local: O Olhar dos Professores do Ensino Médio”, descrevemos os avanços que uma prática interdisciplinar pode proporcionar. Não pretendemos neste material esgotar essa discussão. Esperamos contribuir para que a interdisciplinaridade possa ser construída nas escolas atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - DCNEM - (BRASIL, 2013, p.34) em que 20% da carga horária anual, no mínimo, seja para propostas interdisciplinares. Esta quantificação deixa evidente a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a interdisciplinaridade. Que este material tenha portanto papel de fomentação nas discussões docentes e gostaríamos que não fosse visto como formulário ou roteiro determinantes. Dessa forma escrevemos aqui os avanços e os desafios que a prática interdisciplinar exige de nós professores reflexivos. Um tema gerador, o TIJOLO, foi nosso suporte para a “construção” das práticas interdisciplinares. O Blog: http://tijolonaescola.blogspot.com.br foi uma importante ferramenta e caracteriza como se procedeu a comunicação e outros momentos interdisciplinares na Escola de Pesquisa.
1513 Acessos ao Produto
10203 Downloads da Dissertação

O ensino de Ciências a partir das metodologias ativas: atividades para o 9º ano do ensino fundamental
Autor: Maryana de Fátima Fonseca Santos
Descrição Geral: O produto educacional contém dez atividades, explorando variadas estratégias das MA e contemplando diferentes habilidades do 9º ano do EF do currículo nacional vigente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As atividades propostas englobam recursos/métodos das metodologias ativas como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, ensino por investigação, gamificação, aula de campo e método de caso.
1453 Acessos ao Produto
10175 Downloads da Dissertação

Bionarrativas Sociais: Mapeando Elementos
Autor: Regiane Teixeira Marcos
Descrição Geral: Este produto educacional perpassa pelo início da atividade minerária até os dias atuais, dando embasamento para os alunos compreenderem o processo. Assim que o produto foi entregue para os alunos eles começaram a ler de forma individual, diante disso percebemos a formação da rede inicial, que propiciou um momento de associação entre o produto e os alunos, de forma que esses últimos apresentaram suas aprendizagens, seus conhecimentos e suas reflexões em torno das perguntas. As perguntas também foram lidas pela pesquisadora, durante o momento da aplicação. Tanto a pesquisadora quanto a professora regente da turma fizeram pequenas intervenções, como por exemplo explicar o conceito das palavras que não eram de conhecimento dos alunos. Para a construção de associações durante a oficina fizemos algumas perguntas para que os alunos respondessem, o material utilizado foram folhas xerografadas em preto/branco, o documento com a cores originais foi apresentado no aparelho de celular da pesquisadora. O produto educacional também foi disponibilizado nos grupos de whatsapp da turma criados anteriormente pela professora titular da turma. Pois o produto é bem interativo, apresenta música, vídeos e aplicativos.
1422 Acessos ao Produto
10138 Downloads da Dissertação

PROPOSTA COLABORATIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: HPV E CAMPANHA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO
Autor: Maria Isabel dos Santos Vieira
Descrição Geral: Essa é uma proposta colaborativa de formação em serviço desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Nosso tema central de trabalho é o HPV e Campanha Nacional de Imunização. Tendo em vista a relevância do tema e sua inserção no ambiente escolar, além de importantes questionamentos que emergiram e emergem frequentemente sobre o assunto, tanto no âmbito escolar quanto familiar, deu-se a produção de um material didático pioneiro que visa não somente o aprofundamento teórico e científico dos professores acerca do HPV, mas também, propiciar momentos de discussão e reflexão dentro de um contexto mais amplo ao qual a infecção pelo HPV esta inclusa, que é a Orientação Sexual. Dessa forma, espera-se que a escola, representada por nós educadores, atue como um ambiente facilitador de debates e reflexões entre pais e alunos, para que os mesmos desenvolvam uma postura livre e crítica quando o assunto é HPV e Orientação Sexual. Nesse material você encontrará a oficina desenvolvida e proposta por nós e que pode ser desenvolvida em sua escola. Para isso, o caderno conta com uma descrição detalhada de todas as etapas constituintes da ação. Além disso, você encontrará também sugestões de textos, como reportagens e artigos científicos, a fim de contribuir em seu aprofundamento teórico e prático sobre o tema.
1570 Acessos ao Produto
10204 Downloads da Dissertação

Construção de Sequências Didáticas Sobre HIV/AIDS: Oficina colaborativa para Formação Inicial de Professores de Ciências, Química, Física e Biologia
Autor: Thayroni Bonniheki Gomes Souza
Descrição Geral: Essa oficina é uma proposta de formação colaborativa para licenciandos das áreas das Ciências Naturais desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vinculados ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências MPEC. Nosso tema central de trabalho é o HIV/AIDS. A temática do HIV/AIDS está inserida nos PCN (BRASIL, 1997) no texto dos temas transversais e no texto sobre as Ciências Naturais e está inserida no currículo do 8º ano da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental (BRASIL, 2017), nesta última de forma mais específica, sob responsabilidade única do professor de Ciências. Tendo em vista a relevância do tema e sua inserção no ambiente escolar, além de importantes questionamentos que emergiram e emergem sobre o assunto, deu-se a produção de uma oficina colaborativa que visa propiciar momentos de discussão e reflexão para além dos conhecimentos teóricos-biológicos, dentro de um contexto mais amplo ao qual a infecção pelo HIV/AIDS se inclui, que são as abordagens para uma educação para sexualidade. Nesse material você encontrará a oficina colaborativa produzida por nós, que pode ser desenvolvida com professores/as da sua ou em cursos de formação. Para isso, o caderno conta com uma descrição detalhada de todas as etapas constituintes da ação. Além disso, você encontrará também sugestões de artigos científicos, livros e boletins, a fim de contribuir em seu aprofundamento teórico e prático sobre o tema.
1497 Acessos ao Produto
10217 Downloads da Dissertação