Últimos produtos catalogados na plataforma

 

Contribuibuições para a Alfabetização Científica a partir de um tema controverso: Evolução
Autor: Thais Oliveira Toledo Ferreira
Descrição Geral: A proposta da presente sequência didática é a elaboração e o seu respectivo desenvolvimento, que consideram o aluno como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, de forma a permitir a compreensão dos conhecimentos científicos, além do desenvolvimento do raciocínio lógico e da construção do processo argumentativo a partir da realidade que estão vivenciando. O tema abordado foi a evolução, um tema considerado controverso já que, ainda hoje, cerca de dois séculos depois da publicação de Darwin sobre a teoria da evolução, discute-se o criacionismo (Braga; Barbosa; Rodrigues, 2019). Além disso, em alguns casos, há um impasse no ensino da teoria da evolução X religião.
200 Acessos ao Produto
45 Downloads da Dissertação

Oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais: um olhar sobre a Educação Ambiental, contextualizada no Território de Ouro Preto - MG
Autor: Renata Lima Santiago dos Reis
Descrição Geral: Este material representa o produto educacional desenvolvido como parte da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O material é direcionado a professores que ensinam ciências e biologia e caracteriza-se como uma proposta didática que busca colocar os estudantes como protagonistas no processo de ensino aprendizagem. Procuramos trazer para as aulas de Ciências da Natureza condições participativas e colaborativas, com o intuito de valorizar a diversidade e a riqueza das experiências dos estudantes em seus territórios. Nesse cenário propomos uma oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais (BIONAS), que são produções autorais a serem desenvolvidas pelos estudantes.
209 Acessos ao Produto
138 Downloads da Dissertação

Dialogando Saberes: Educação Química a partir de uma visita na Mina Du Veloso em Ouro Preto - MG
Autor: PAULA STOCKLER BARBOSA
Descrição Geral: Conteúdo educacional que possibilita a discussão de conhecimentos da área da Química, trabalhando aspectos de um mina de ouro que provoquem o desenvolvimento de senso crítico quanto à importância da dialogicidade como um princípio fundamental na construção da educação científica.
219 Acessos ao Produto
151 Downloads da Dissertação

Parasitos Parasitices- coleção de HQs
Autor: Fernanda Aparecida Brandão
Descrição Geral: O produto trata-se de uma coleção de cinco HQs que abordam diferentes parasitoses, em que, os enredos abordam diversas questões como nome do parasito e suas características, das parasitoses, ciclo de vida em geral, profilaxias, sintomas, entre outras informações as quais julgamos importante. Ademais, possui seções como mais informações, para saber mais, curiosidades, referencias utilizadas, caça palavras e palavras cruzadas, estes com o intuito de fazer com que o leitor interaja com a história e aprenda mais sobre as parasitoses.
235 Acessos ao Produto
175 Downloads da Dissertação

Explorando a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto por uma sequência didática
Autor: Ana Luiza Schettino
Descrição Geral: O presente produto educacional aborda uma série de aspectos relacionados à composição étnica dos moradores da cidade de Ouro Preto-MG. A cada módulo desse produto serão abordados sobre diversos assuntos, como por exemplo: variabilidade genética, diversidade dos moradores que apresentam múltiplos aspectos que se diferenciam, racismo, história dos povos africanos, entre outros assuntos. A partir disso, apresentamos como ocorreu o processo de colonização/escravização dos negros, as regiões da África que tiveram maior importância para a retirada violenta dos negros destinados ao estado de minas gerais e mais especificamente para Ouro Preto, e, finalmente, suas contribuições para a mineração em nossa região. No decorrer dos módulos serão levantadas as situações que visam promover discussão e interação, por parte de você leitor. Nesse sentido buscamos apresentar a história do povo preto a partir de um olhar associado aos referenciais da multiculturalidade. Valorizamos a diversidade cultural advinda das diferentes matrizes históricas e culturais que se manifestam na história da cidade de Ouro Preto, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas e respaldadas, considerando os costumes locais, e ainda, uma adequada e atualizada fundamentação para que isso seja incorporado aos temas a serem abordados em sala de aula.
241 Acessos ao Produto
164 Downloads da Dissertação

Explorando a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto por uma sequência didática
Autor: Ana Luiza Schettino
Descrição Geral: O presente produto educacional aborda uma série de aspectos relacionados à composição étnica dos moradores da cidade de Ouro Preto-MG. A cada módulo desse produto serão abordados sobre diversos assuntos, como por exemplo: variabilidade genética, diversidade dos moradores que apresentam múltiplos aspectos que se diferenciam, racismo, história dos povos africanos, entre outros assuntos. A partir disso, apresentamos como ocorreu o processo de colonização/escravização dos negros, as regiões da África que tiveram maior importância para a retirada violenta dos negros destinados ao estado de minas gerais e mais especificamente para Ouro Preto, e, finalmente, suas contribuições para a mineração em nossa região. No decorrer dos módulos serão levantadas as situações que visam promover discussão e interação, por parte de você leitor. Nesse sentido buscamos apresentar a história do povo preto a partir de um olhar associado aos referenciais da multiculturalidade. Valorizamos a diversidade cultural advinda das diferentes matrizes históricas e culturais que se manifestam na história da cidade de Ouro Preto, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas e respaldadas, considerando os costumes locais, e ainda, uma adequada e atualizada fundamentação para que isso seja incorporado aos temas a serem abordados em sala de aula.
250 Acessos ao Produto
166 Downloads da Dissertação

Programa de Mentoria Pedagógica
Autor: Bernardo Cária Pena
Descrição Geral: O produto educacional, desenvolvido no âmbito desta pesquisa, foi um programa de mentoria pedagógica, direcionado a um grupo de alunos, que vão prestar exames de seleção para cursos de alta concorrência, que já cursaram o pré-vestibular anteriormente e não obtiveram sucesso. O objetivo principal é criar uma ferramenta digital, que, controlada pelo mentor, ajude o mentorado a desenvolver habilidades e comportamentos de um estudante de alto rendimento, com métodos de estudos, organização de rotina, registro e análise de indicadores de desempenho, cronogramas e otimização de ações, que permitam potencializar os resultados. Foram feitos encontros quinzenais individuais e encontros mensais em grupo que, com a utilização da tecnologia como um apoio educacional, ajudaram o mentorado a saber em qual área focar, permitindo ao mentor orientá-lo a como aprender e estudar de forma objetiva e prática. O objetivo do trabalho foi preparar os mentorados para os exames de seleção, além do conteúdo programático, garantindo suporte nas áreas de gestão de tempo, estratégia, realização das provas e acompanhamento de rendimento nas matérias estudadas.
236 Acessos ao Produto
226 Downloads da Dissertação